segunda-feira, 9 de junho de 2014

Tag Literária: Redes Sociais

Tive conhecimento desta tag através do blog do Ben Oliveira, onde ele cita o Livro Condicional. Ele, por sua vez, soube pelo blog Trono de Livro. Esta tag originou-se no canal Faultdevices e agora vai minha resposta também:


Twitter: Um livro que você quer compartilhar com todo mundo 

"Entre a Cruz e o Arco Íris" de Marília de Camargo César é uma raridade. Não! O livro é novo e tá disponível por aí. Raridade é na sua abordagem sobre a homossexualidade e religião. A autora é uma jornalista e, ao que me parece, evangélica. Tinha tudo para ser um livro tendencioso, mas é um recorte muito interessante sobre a história da homossexualidade a sua interpretação na religião. Os dados apresentados sugerem apenas que cada leitor tire suas próprias conclusões sobre o que é certo ou errado nessa "guerra" invisível dos religiosos contra os gays. Tem pontos de vistas de ambos os lados. Muito foda!


Facebook: Um livro do qual você gostou e foi recomendado por outra pessoa
"O Bom Crioulo" de Adolfo Caminha foi escrito em 1895 e já até tenho um rascunho de postagem a respeito que ainda vou postar no blog, então não pretendo dar detalhes. Trata-se de um escravo fugitivo que se torna marinheiro e se apaixona por um assistente de navio. Uma leitura gostosa que eu recomendo.




Tumblr: Um livro que você leu antes de fazer o blog e não resenhou

Moleza, pois o blog não tem nem 3 semanas de vida... Vou fundo citando "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo. Eu não me amarrava em literatura clássica quando era adolescente, talvez pela obrigação da
escola. Mas um pouco mais velho eu fui relendo e me apaixonando. Li uma vez que, neste livro, o autor focou na criação dos personagens o que torna a história mais convincente (e que é uma inspiração pra mim). Narra sobre João Romão, dono do cortiço, que está se fortalecendo com seus negócios e quer se casar com a filha do vizinho para adquirir mais prestígio, mas aí uma escrava "alforriada" por João Romão começa a ser um empecilho para os planos de João Romão e o vizinho que planeja algo para tirá-la de jogada. Além do conflito principal, são contadas histórias paralelas de vidas deste cortiço. Tudo muito rico em detalhes e gostoso de ler.


Myspace: Um livro que você não tem a intenção de reler

"O Código Da Vinci" de Dan Brown. Não é nem reler... É terminar de ler. Não consegui. Chato, detalhes demais e poucas ações. Achei uma história muito clichê sobre a igreja com uma interpretação pretensiosa sobre os fatos.


Instagram: Um livro com a capa bonita

"A Visita" de Alex Francisco. Conversamos sobre isso recentemente quando estivemos juntos expondo nossos livros numa feira cultural. A capa diz tudo sobre a história dele que tem diálogos ótimos e que me identifico.


Youtube: Um livro do qual você gostaria de ver uma adaptação para o cinema

Coleção Vagalume! Sempre sonhei em ver as histórias adaptadas para o cinema. Tudo bem... Não precisaria ser a coleção completa, mas pelo menos uns dez. Eu iria ao delírio se isso acontecesse.


Skype: Um livro com personagens com os quais você gostaria de conversar


Com certeza o Lestat, personagem das crônicas vampirescas de Anne Rice. É uma figura fascinante e medonha, cheia de medos transformados em fúria, posse, egocentrismo e todos os defeitos que adoro em um personagem. Lestat é visceral e incoerente e adoraria um papo com esse cara!






Terminei! Se você chegar a este blog e se interessar em responder à tag, depois me avisa pra ir ler?


Nota:
Este blog fala sobre uma visão muito pessoal da minha trajetória de autor iniciante. Não existem regras para novos escritores. O percurso de cada um depende de suas escolhas. Você tem dicas pra melhorar esse blog ou alguma experiência relacionada ao post que gostaria de compartilhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário